Textos Rota Franciscana

Paz e bem, queridos irmãos e irmãs!

Este espaço do nosso site tem o objetivo de contribuir com todos no seguimento ao Evangelho ao modo de Francisco, caminho que escolhemos para viver os ensinamentos de Cristo. Por isso ele foi nomeado Rota Franciscana.

Nesta coluna serão disponibilizados textos de temáticas variadas, como a própria OFS, vocação, devoção e liturgia, dentre outros, que se fazem presentes na vivência do nosso carisma.

Agradecemos ao querido Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM, responsável pelo material aqui disponibilizado.

Boas leituras a todos.

Terça, 05 Outubro 2021 19:39

Redescobrir a Missa: silêncio e adoração

As páginas que ora apresentamos pretendem ser reflexão sobre alguns aspectos da Eucaristia e de sua vivência prática. De modo particular abordam a questão do lugar do silêncio na celebração e o sentido da oração diante da Eucaristia. Muitas vezes ouvimos dizer, talvez por certa razão, que faz falta silêncio…
“UMA SÓ COISA É NECESSÁRIA” (Lc 10,42) Anotações para um jovem sacerdote franciscano Chiara Augusta Lainati, OSC Forma Sororum 3 (2010) p.169-179 Estamos diante de uma reflexão de Chiara A. Lainati, religiosa Clarissa italiana, muito conhecida por estudos de peso de temas franciscanos e clarianos. Aqui ela aborda a necessidade…
Os franciscanos seculares constituem uma fraternidade cristã, uma comunidade de base em estado de crescimento. Sempre em busca, mais de olho no presente-amanhã do que no passado. Busca: leituras, participação em cursos densos, sérios e não manipuladores, dias de retiro, revisões de vida. Sempre buscando estar em sintonia com o…
Contemplar é ser receptivo à realidade, abrir ao máximo os poros da sensibilidade para captar os sinais da realidade exterior, para conectar-se com o que se oculta atrás dela, com aquilo que permanece subjacente, invisível aos olhos. Isso exige a máxima transparência, a vontade de abraçar tudo o que existe;…
© 2016 - Ordem Franciscana Secular do Brasil.
Edifício Darke, na Av. Treze de Maio, 23, Salas 2232 a 2234 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20031-007
Fone: (21) 3172-4789 ou (21) 99785-8960 (WhatsApp)
Email: ofsbr@terra.com.br