O que é a JUFRA?

A Juventude Franciscana (JUFRA) do Brasil é parte integrante autônoma do Movimento Internacional da Juventude Franciscana que é formada por aqueles/as jovens que se sentem chamados/as pelo Espírito Santo para fazer, em fraternidade, a experiência de vida cristã, à luz da mensagem de São Francisco de Assis, aprofundando a própria vocação no âmbito da Ordem Franciscana Secular.

A JUFRA tem por principais objetivos: levar o/a jovem a um compromisso de vida evangélica, em fraternidade, segundo o carisma franciscano, inserindo-o/a na caminhada da JUFRA como leigo/a comprometido/a, estimulando-o/a ao ingresso na Ordem Franciscana Secular como aprofundamento da sua vocação; despertar para o compromisso de vida, inserido nas realidades presentes no contexto da Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil e na América Latina; motivar a vivência dos valores franciscanos: conversão evangélica, contemplação ou vida de oração, pobreza em espírito, fraternidade, apostolado e inserção no mundo; despertar nos/as jovens uma consciência sócio-político-ambiental dentro dos princípios da mística franciscana; e desenvolver iniciativas que promovam a vida, a paz, a justiça, a fraternidade universal e outros aspectos atinentes à espiritualidade franciscana.

A JUFRA compreende membros de quatro categorias distintas: Infância Franciscana (Infância); Micro Franciscanos (pré-adolescentes); Mini Franciscanos (adolescentes); e Jufristas (jovens de 15 a 30 anos incompletos). A idade de 15 anos para ingresso na JUFRA é o limite mínimo e a admissão dos membros é feita na Fraternidade Local através de inserção pessoal espontânea ou por convite. Concretiza-se com a participação na Formação da Infância Franciscana, Micro Franciscanos, Mini Franciscanos, e para o Jufrista com o Ritual do Compromisso Franciscano de Vida, a ser realizado no Retiro Inicial da Formação Base da JUFRA.

Os jufristas têm direito à: receber formação humana, cristã, franciscana e sócio-político-ambiental, conhecimentos sobre a história da Igreja e sobre a influência que o franciscanismo secular exerceu e deve exercer na sociedade; votar e ser votado para serviços da JUFRA, desde que seja jufrista percorrendo pelo menos a FBJ e esteja comprometido com a caminhada; e aceitar os serviços da JUFRA, em espírito de doação, colaboração e minorismo. E têm o dever de: participar dinamicamente das atividades da Fraternidade Local, de Congressos, Assembleias e Encontros de formação, e demais atividades propostas; comprometer-se com a implantação da Infância, Micro e Mini Franciscanos e da JUFRA, e assumir a formação em todas as Etapas, bem como cultivar um bom relacionamento com as fraternidades de OFS; não tomar qualquer deliberação em nome da JUFRA, sem a devida anuência do Secretariado Fraterno competente; cumprir, dentro dos prazos previstos, com as contribuições financeiras regularmente fixadas pela JUFRA; e observar e cumprir o que determina o Estatuto.

A JUFRA do Brasil se organiza em Fraternidades de vários níveis: Local, unidade básica de organização e vivência, na qual o jufrista recebe uma formação integral com o objetivo de viver plenamente o carisma franciscano de seu compromisso de vida, inserido em seu grupo social; Regional, organismo social e unidade territorial que agrupa Fraternidades de um ou mais Estados da Região; e Nacional, organismo social e unidade territorial, que agrupa todas as Fraternidades da JUFRA do Brasil. A Área e o Distrito são subdivisões territoriais do Brasil e do Regional, respectivamente, como elemento auxiliar de administração e coordenação. Os Regionais da JUFRA do Brasil e seus respectivos Estados e Áreas correspondentes são: Área Norte: Regional Norte 1 (AM, RR e AC), Regional Norte 2 (PA Leste e AP) e Regional Norte 3 (Pará Oeste); Área Nordeste A: Regional Nordeste A1 (MA), Regional Nordeste A2 (CE e PI) e Regional Nordeste A3 (PB e RN); Área Nordeste B: Regional Nordeste B1 (PE e AL), Regional Nordeste B2 (SE), Regional Nordeste B3 (Bahia Norte) e Regional Nordeste B4 (Bahia Sul); Área Sudeste: Regional Sudeste 1 (MG), Regional Sudeste 2 (RJ e ES) e Regional Sudeste 3 (SP); Área Sul: Regional Sul 1 (PR), Regional Sul 2 (SC) e Regional Sul 3 (RS); Área Centro-Oeste: Regional Centro (DF, GO e TO) e Regional Oeste (MS, MT e RO).

Cada Fraternidade Local, Regional e a Nacional possuem como instância máxima o Congresso ou Assembleia respectiva, e é coordenada por um Secretariado Fraterno, com as Secretarias básicas: Fraterna; de Formação; de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação (DHJUPIC); de Ação Evangelizadora (AE); da Infância, Micro e Mini Franciscanos (IMMF); de Comunicação Social, Registro e Arquivo; e de Finança; para os Distritos, nos Regionais, e para as Áreas, no Nacional; além da Animação Fraterna e da Assistência Espiritual. Também poderão ser criadas Assessorias nos três níveis de Fraternidade.

 

LIMA, Emanuelson Matias de. Histórico, organização e objetivos da JUFRA in: Juventude Franciscana do Brasil, Livro da Etapa de Formação Inicial, 1ª Edição, 2016.

Contatos: 

www.jufrabrasil.org

https://www.facebook.com/jufradobrasil/

https://www.instagram.com/jufradobrasil/

 


JUFRA: Quem somos? Clique Aqui

 

 XVII CONJUFRA em Anápolis/GO 2019

 

XVI CONJUFRA em Campo Grande/MS 2016

 

I Seminário Nacional em AE e DHJUPIC - Petrópolis/RJ 2015

 

IV CONJUFRA Extraordinário em Mogi Mirim/SP - 2014

 

Encontro Internacional da JUFRA em São João Del Rei/MG - 2013

 

Encontro Internacional da JUFRA em São João Del Rei/MG 2013

 

XV CONJUFRA em Santa Maria/RS 2013

 

Encontro 40 anos da JUFRA do Brasil em Guaratinguetá e Aparecida do Norte/SP - 2011

 

 

© 2016 - Ordem Franciscana Secular do Brasil.
Edifício Darke, na Av. Treze de Maio, 23, Salas 2232 a 2234 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20031-007
Fone: (21) 3172-4789 ou (21) 99785-8960 (WhatsApp)
Email: ofsbr@terra.com.br