Terça, 01 Fevereiro 2022 13:10

Livro de Documentos da Ordem Franciscana Secular

Irmãos e Irmãs da Ordem Franciscana Secular do Brasil,
Paz e Bem!
É com imensa alegria e gratidão a Deus que apresentamos à Fraternidade Nacional a atualização do livro Documentos da Ordem Franciscana Secular do Brasil. Esse livro teve sua primeira versão lançada ainda no ano de 1994 e a última em 2003 (4ª edição), estando nossos irmãos e irmãs há 18 anos sem uma versão atualizada do mesmo. Diante disso, bem como da aprovação do Estatuto da Fraternidade Nacional pela Presidência do Conselho Internacional da Ordem Franciscana Secular (CIOFS), em 18 de junho de 2020, e a revisão das traduções de nossa Regra, Constituições Gerais e Ritual para os idiomas oficiais, lançada no dia 13 de janeiro de 2021, também por essa Presidência, fez-se necessário e urgente este trabalho.
A nova edição é composta pela Regra e Vida da OFS, promulgada em 24 de junho de 1978, pela Bula Seraphicus Patriarcha e as Constituições Gerais, em vigor a partir de 6 de março de 2001, que tiveram suas traduções em língua portuguesa revisadas para esse livro. Além desses, apresentamos aqui os Estatutos - da Fraternidade Nacional da Ordem Franciscana Secular do Brasil e também para a Assistência Espiritual e Pastoral à Ordem Franciscana Secular (aprovado em 28 de março de 2002) - e o Ritual precedido por apresentação e aprovação próprias. A revisão da Regra e do Ritual teve como base o texto original em latim, enquanto das CCGG teve como referência o original em italiano.
Com todas estas novidades, é fundamental que nossos irmãos e irmãs se empenhem em conhecer as novas nomenclaturas, assim como divulgá-las a todas as Fraternidades, pois neste livro foram considerados todos os termos atuais em uso na OFS. Importante mencionar, também, que, para a melhor organização deste livro, foram utilizados os textos bíblicos da Edição Pastoral (Editora Paulus, 2019) e as Fontes Franciscanas e Clarianas (CFFB/Editora Vozes, 2014).
Estes documentos são como “trilhos” para guiar a caminhada de nossas Fraternidades. Na Regra encontramos a inspiração da nossa vocação como “medula do Evangelho”. Queremos, através dela, recordar a nossa missão de observar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo o exemplo de São Francisco de Assis, que fez do Cristo o inspirador e o centro de sua vida com Deus e com os homens (Cf. Regra da OFS, 4). As Constituições Gerais e os Estatutos são normativas e orientações práticas que nos ajudam na vida cotidiana de nossas Fraternidades. Para tal, é fundamental para nossas Fraternidades conhecê-los, contanto que nesse estudo não extingam o espírito da santa oração e da devoção, segundo está escrito na Regra (Bilhete de São Francisco a Santo Antônio). Já o Ritual nos apresenta propostas para bem marcar cada tempo de nossa caminhada, não como mero protocolo litúrgico, mas como forma de celebrar comunitariamente com beleza e profecia o dom da nossa vocação.
Por isso, devemos conhecer, amar e cuidar dos textos com zelo, recordando tantos irmãos e irmãs que dedicaram-se para elaborar os mesmos, de forma que refletissem a essência da vocação franciscana secular.
É preciso, também, agradecer a todos os irmãos e irmãs que se envolveram diretamente na bela construção desta nova edição e estão listados nas primeiras páginas deste livro. O trabalho e a dedicação deles foram essenciais neste processo e são motivo de profunda gratidão de nossa parte.
Unamo-nos no conhecimento, na observância e no amor a estes documentos, não por mero legalismo, mas por trazerem a essência do que nos comprometemos a vivenciar enquanto franciscanos e franciscanas seculares, passando do Evangelho à vida e da vida ao Evangelho (Cf. Regra da OFS, 4).
Que, a partir desta atualização, reacendamos em nós a chama dessa vocação tão bonita e profunda que tivemos a graça de receber do Senhor. Que possamos ser testemunhas vivas e coerentes de que o franciscanismo é completamente atual e pertinente ainda no século XXI e que nos dediquemos incansavelmente na reconstrução de um mundo mais justo e mais fraterno e de uma Igreja mais acolhedora e samaritana.


Maria José Coelho, OFS

Ministra Nacional da OFS do Brasil (2018-2022)

Ler 10066 vezes
© 2016 - Ordem Franciscana Secular do Brasil.
Edifício Darke, na Av. Treze de Maio, 23, Salas 2232 a 2234 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20031-007
Fone: (21) 3172-4789 ou (21) 99785-8960 (WhatsApp)
Email: ofsbr@terra.com.br