Testemunhos de Animadores

“As fraternidades da O.F.S. se empenhem a dar às fraternidades da JUFRA um animador fraterno que, junto com o animador espiritual e o secretariado da JUFRA, assegurem uma adequada formação franciscana secular” (Art. 02 Estatuto Animação Fraterna à JUFRA).

Neste contexto de vocação franciscana secular a OFS busca servir como exemplo “de amor e de fraternidade” a Juventude Franciscana. Através da função da Animação Fraterna acompanhamos e colaboramos para o desenvolvimento, crescimento e ânimo desse carisma jovem franciscano nas várias fraternidades espalhadas no Brasil.

Sendo assim, são indicados e nomeados (as) irmãos (ãs) que assumem a função de Animadores Fraternos nos vários níveis – local, regional, nacional por determinado período. São irmãos (ãs) que se dispõe a fazer esse laço fraterno entre OFS e JUFRA. Ou seja, na missão de servir em suas localidades e competências são testemunhas da vida na vocação franciscana secular.

O Serviço de Animação Fraterna tem caráter temporário e cessará com o fim do mandato do Secretariado para o qual foi nomeado, não sendo permitido exceder dois mandatos consecutivos do respectivo secretariado. Neste espaço, vamos apresentar alguns testemunhos e ao mesmo tempo com gratidão e alegria agradecer a dedicação, o ânimo, a disponibilidade, o diálogo e o amor que esses irmãos (ãs) proporcionaram em nível Regional na função da Animação Fraterna.

Servir também é uma forma de doação, uma vez que acreditamos que é dando que se recebe.

Obrigada irmãos (ãs),

Maria Aparecida Brito/Animadora Fraterna Nacional 

“Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.” Jo 15, 16. E foi esta passagem que conduziu 5 irmãos pertencentes a JUFRA (Juventude Franciscana) do Estado de São…
Testemunho de Ubiratan Junior, Nordeste NEB2/SE, 2016-2017 Natural de Aracaju, Sergipe, 49 anos, jufrista durante 10 anos, professou na OFS fraternidade Monte Alverneem 1998. “Como externar a emoção de estar animador fraterno? Sim, eu digo estar e não ser. Pois bem, entrei na jufra com vinte anos e professei aos…
Quinta, 26 Janeiro 2017 14:50

Participação da juventude na sociedade

Em Minas Gerais a animadora fraterna Zélia tem procurado participar intensamente das atividades propostas pela Jufra e neste espaço destaca com suas palavras seu testemunho de franciscana secular junto à juventude. “É uma grande alegria a oportunidade de servir” Sempre vi com muita clareza a importância da participação da juventude…
Testemunho de Elisabete Bezerra do Nascimento, Nordeste NE/ A3 PB/RN- 2016 Natural de Ceará- Mirim/RN, 37 anos, jufrista durante 6 anos, professou na OFS em 2012 na fraternidade Nossa Senhora da Conceição “Só tenho que agradecer por esta oportunidade de ter servido a Jufra, por um curto período, mas aprendi…
É com grande alegria que em poucas linhas faço um relato do Corjufra (Congresso Regional da JUFRA) que aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de outubro de 2016. Este que teve como Tema: “A Minha Juventude é Franciscana” e Lema: “Ide sem medo para servir” (Papa Francisco). Estivemos reunidos…
Testemunho de Simone Oliveira do Nascimento, Nordeste A1/Maranhão, triênio 2013-2016 Natural de Codó/ Maranhão, 36 anos, jufrista durante 15 anos, professou na OFS em 2010. “Uma de minhas maiores dificuldades foi à falta de apoio por parte de alguns irmãos da OFS, pois o trabalho de animação é uma parceria.…
Testemunho de Valdenira Evangelista – Animadora Fraterna Regional - Nordeste B3 – Bahia Norte – triênio 2013-2016 Natural de Campo Formoso/ Bahia, 34 anos, jufrista durante 15 anos, em 2011 professou na OFS. Foi Animadora Fraterna da Jufra de Campo Formoso Irmão Sol Irmã Lua por quatro anos, e em…
© 2016 - Ordem Franciscana Secular do Brasil.
Rua Adro de São Francisco, s/n, Saúde,
Zona Portuária, Rio de Janeiro – RJ
CEP 20081-290 - Fone: 55 (21) 2240-4565
Email: ofsbr@terra.com.br