Reflexões a partir do Espelho da Perfeição

Paz e bem, irmãs e irmãos da OFS do Brasil!

É com grande alegria que o Conselho Nacional da OFS, a partir da Coordenação de Comunicação, compartilha os textos do projeto “OFS e o Espelho da Perfeição”, que apresenta uma série de reflexões promovidas por convidados sobre os capítulos desta parte de nossas fontes.

Este projeto se inicia dentro do “recente” contexto da inserção da Comunicação como parte da Equipe de Formação. Desse modo, não podemos pensar no serviço da comunicação apenas como um “replicador de notícias”. Propõe-se então que sua atuação seja criativa e integrada aos demais serviços, nos levando à reflexão e ao aprofundamento no nosso carisma de variados modos.

Assim, neste projeto, apresentaremos os capítulos do Espelho da Perfeição e, a cada um deles, teremos um convidado que fará uma conexão entre o texto e nossa realidade enquanto franciscanos seculares, nos provocando a pensar na nossa vivência pessoal e em fraternidade.

Capítulo XVIII Como induziu e ensinou os primeiros frades a pe­dir esmolas, porque tinham vergonha. 1 Quando São Francisco começou a ter irmãos, alegrava-se tanto com a conversão deles e que o Senhor lhe dera uma boa companhia, e tanto os amava e venerava que não os mandava pe­dir esmolas, …
Capítulo XVII Envergonhava-se de verdade quando via alguém mais pobre do que ele. 1 Uma vez, quando encontrou um pobrezinho, considerando sua pobreza, disse a seu companheiro: “A pobreza deste homem causou uma grande vergonha em nós e questiona muito a nossa po­breza; 2 pois sinto a maior vergonha quando…
Capítulo XVI Não queria satisfazer seu corpo com aquilo que julgava faltar aos outros irmãos. 1 Quando o bem-aventurado Francisco morou no lugar de Santo Eleu­tério, perto de Rieti, costurou, por causa do frio, alguns remendos por dentro de sua túnica e da túnica de seu companheiro, 2 pois trazia…
 Capítulo XV Sobre evitar a maciez e a abundância de túnicas e ter paciência nas necessidades. 1 Revestido da força do alto (cf. Lc 24,49), este homem se aquecia mais internamente com o fogo divino do que exterior­mente com a roupa do corpo. Execrava quem se vestia triplamente ou, na…
Capítulo XIV A maldição do dinheiro e como puniu um frade que tocou o dinheiro 1 Verdadeiro amigo e imitador de Cristo, Francisco, despreza­ndo perfeitamente todas as coisas do mundo (cf. 1Cor 7,33), exe­crava sobretudo o dinheiro; pela palavra e pelo exemplo, levou seus frades a fugir dele como do…
Capítulo XIII Como Cristo lhe disse que não queria que os frades possuíssem coisa alguma em comum nem em particular. 1 Quando os irmãos ministros procuraram persuadi-lo a con­ceder alguma coisa aos frades, pelo menos em comum, para que tão grande multidão tivesse algo a que recorrer, o bem-aventurado Francisco,…
Capítulo XII Considerava roubo pedir esmolas e utilizá-las além da necessidade. 1 São Francisco dizia frequentemente estas palavras a seus frades: “Não fui ladrão de esmolas, pedindo-as ou usando-as além da necessidade. 2 Sempre aceitei menos do que me cabia, para que os outros pobres não fossem lesados em sua…
Capítulo XI Como os frades, sobretudo os prelados e os dou­tos, se opuseram a ele na construção de lugares e edifícios pobrezinhos. 1 Como o bem-aventurado Francisco havia estabelecido que as igrejas dos frades fossem pequenas e suas casas feitas só de madei­ra e barro, como sinal da santa pobreza…
Capítulo X - Parte 2 A maneira de escolher os lugares nas cidades e ne­les construir, segundo a intenção de São Francisco. 16 A seguir, recebida a bênção do bispo, vão e façam cavar um grande fosso em torno do terreno que tiverem recebido para a construção do lugar e…
Capítulo X - Parte 1 A maneira de escolher os lugares nas cidades e ne­les construir, segundo a intenção de São Francisco. 1 Certa vez, quando se estava em Sena por causa da doença dos olhos, o senhor Boaventura, que dera aos frades o terreno onde foi construído o lugar,…
Capítulo IX Não queria ficar numa cela bonita ou que diziam ser sua. 1 Certo frade, muito espiritual e muito amigo do bem-aventurado Francisco, mandou construir, no eremitério em que permanecia, uma cela um pouco afastada, em que o bem-aventurado São Francisco pudesse ficar em oração, quando lá fosse. 2 …
Capítulo VIII Como repreendeu seu vigário por ter mandado construir ali uma pequena casa para rezar o oficio. 1 Em outra ocasião, o vigário de São Francisco mandou começar a construir, no mesmo lugar, uma pequena casa, onde os frades pudessem repousar e rezar suas horas; 2 porque, devido à…
Capítulo VII Como quis demolir uma casa que o povo de Assis construíra em Santa Maria da Porciúncula. 1 Aproximando-se o tempo do Capítulo geral, que se realizava todos os anos em Santa Maria da Porciúncula, vendo que os frades se multiplicavam a cada dia e que anualmente todos se…
Capítulo VI Como obrigou todos os frades a sair de uma casa que diziam ser casa dos frades 1 Ao passar por Bolonha, soube que recentemente fora ali construída uma casa dos frades. Logo que ouviu dizer que aquela casa pertencia aos frades, voltou atrás, saiu da cidade e ordenou…
CAPÍTULO V Da observância da pobreza nos livros, leitos, edifícios e utensílios 1 O Santo Pai ensinava os frades a procurar nos livros, não o valor material, mas o testemunho do Senhor; não a beleza, mas o proveito espiritual. Queria que tivessem somente alguns em comum, e sempre à disposição…
Página 1 de 2
© 2016 - Ordem Franciscana Secular do Brasil.
Edifício Darke, na Av. Treze de Maio, 23, Salas 2232 a 2234 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20031-007
Fone: (21) 3172-4789 ou (21) 99785-8960 (WhatsApp)
Email: ofsbr@terra.com.br