O que representa o serviço de JPIC?

 

Para enfrentar o desafio de iluminar as realidades temporais com a luz do evangelho, adaptando-os ao projeto de Deus para o mundo, Franciscanos Seculares devem ser agentes de transformação social, sensíveis às necessidades, especialmente daqueles que sofrem por causas das estruturas injustas de uma sociedade globalizada que exclui e explora (Conclusões do Capítulo Geral da OFS em 2011).

Assim o serviço de JPIC, que anteriormente já foi conhecido como CODHJUPIC e Presença no Mundo, tem a função de fazer das fraternidades de OFS uma presença ativa e solidária na sociedade, especialmente nas lutas por justiça, paz, direitos humanos e integridade da criação.

JPIC é a sigla para o Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação. É um serviço que atua na defesa da justiça, paz e integridade da criação, através do cuidado com as pessoas e com a casa comum. Um serviço mundial presente em vários ramos da Família Franciscana, como a Ordem dos Frades Menores, Juventude Franciscana, dentre outros e que também tem atuação na Ordem Franciscana Secular.

Nossa inspiração para esse serviço está na Regra e Vida da Ordem Franciscana Secular, Capítulo 15:

Estejam presentes pelo testemunho da própria vida humana, bem como por iniciativas corajosas, quer individuais quer comunitárias, na promoção da justiça, particularmente no âmbito da vida pública, comprometendo-se com opções concretas e coerentes com sua fé”. (Regra da OFS 15)

 

 

 

 

© 2016 - Ordem Franciscana Secular do Brasil.
Edifício Darke, na Av. Treze de Maio, 23, Salas 2232 a 2234 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20031-007
Fone: (21) 3172-4789 ou (21) 99785-8960 (WhatsApp)
Email: ofsbr@terra.com.br