Em defesa da Democracia e contra a PEC da Blindagem e a PEC da Anistia
A Ordem Franciscana Secular do Brasil e a Juventude Franciscana do Brasil, iluminados pelo espírito de São Francisco de Assis e fiel à sua missão de promover a paz, a justiça e o cuidado com toda a criação, manifesta publicamente seu repúdio às propostas conhecidas como PEC da Blindagem e PEC da Anistia, por representarem graves ameaças à democracia, à ética pública e ao compromisso social com o bem comum.
Nossa Regra e Vida nos recorda:
“Estejam presentes pelo testemunho da própria vida humana, bem como por iniciativas corajosas, quer individuais quer comunitárias, na promoção da justiça, particularmente no âmbito da vida pública, comprometendo-se com opções concretas e coerentes com sua fé.” (Regra da OFS, 15)
Inspirados por este chamado, não podemos silenciar diante de iniciativas que buscam blindar práticas de corrupção, enfraquecer mecanismos de transparência e anistiar crimes políticos e eleitorais. Tais propostas ferem frontalmente os princípios da justiça, da igualdade e da participação cidadã, pilares de uma sociedade democrática.
São Francisco de Assis nos convida à simplicidade, à verdade e ao testemunho autêntico da vida evangélica. Em sua espiritualidade, não há espaço para privilégios, impunidade ou estruturas que oprimam os pequenos e fragilizem a vida social.
Por isso, reafirmamos nosso compromisso evangélico de:
- Defender a democracia como espaço de diálogo, participação e corresponsabilidade;
- Repudiar qualquer tentativa de impunidade e blindagem que promove a corrupção;
- Promover a justiça social e a ética pública, colocando-nos ao lado do povo, especialmente dos mais pobres e vulneráveis.
Como filhos e filhas de Francisco e Clara de Assis, clamamos para que os responsáveis pela condução política do país respeitem a democracia e atuem com coerência ética, colocando o bem comum acima de interesses particulares.
Em nome da paz, da justiça e da dignidade de cada pessoa humana, levantamos a voz em defesa de uma sociedade justa, fraterna e democrática.
“O Senhor vos dê a paz!”
Brasil, 20 de Setembro de 2025.
Ordem Franciscana Secular do Brasil
Juventude Franciscana do Brasil