Pesquisar

MENSAGEM DE PÁSCOA À ORDEM FRANCISCANA SECULAR DO BRASIL

Queridos irmãos e irmãs da Ordem Franciscana Secular do Brasil,

Paz e bem!

Neste tempo santo da Páscoa, iluminados pela graça do Ano Jubilar Franciscano, dirigimo-nos a todos vocês com o coração cheio de alegria e esperança. Celebramos a vitória da vida sobre a morte, da luz sobre as trevas, na Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, fundamento da nossa fé e fonte de nossa missão.

Ao contemplarmos a Páscoa de Cristo, somos também convidados a olhar para a experiência pascal de nosso Seráfico Pai São Francisco. A sua vida foi um contínuo morrer para si mesmo e um constante ressurgir para Deus. Francisco viveu a Páscoa não apenas como um acontecimento, mas como um caminho: da conversão à entrega total, do despojamento à perfeita alegria, da cruz à plena comunhão com o Cristo pobre e crucificado.

Assim como Jesus passou pela cruz para chegar à ressurreição, Francisco abraçou a cruz em sua vida, configurando-se tão profundamente ao Senhor que recebeu em seu próprio corpo os sinais do amor crucificado. Sua “Páscoa” foi marcada pela transformação interior, pelo amor ardente e pela fraternidade universal.

Neste Ano Jubilar, somos chamados, como franciscanos seculares, a renovar nossa vocação pascal: morrer para tudo aquilo que nos afasta do Evangelho e ressuscitar para uma vida nova em Cristo, no cotidiano de nossas famílias, trabalhos e fraternidades. A Páscoa de Cristo e a Páscoa de Francisco nos recordam que não há verdadeira vida sem entrega, nem verdadeira alegria sem amor.

O Ano Santo Franciscano, ao recordar o Trânsito/Pascal do Seráfico Pai São Francisco de Assis, convida-nos a contemplar a profunda união entre sua vida e a Páscoa de Jesus Cristo: assim como Cristo passou da morte para a vida, Francisco vivenciou sua entrega a “irmã morte” como dom total, configurando-se ao Senhor Pobre e Crucificado, para também participar de sua Ressurreição. Desse modo, seu Trânsito não é fim, mas plenitude, sinal luminoso de que toda existência vivida no amor, na simplicidade e na fidelidade ao Evangelho encontra, na Páscoa de Cristo, sua verdadeira realização e vida nova.

Que esta Páscoa reacenda em cada um de nós o ardor da vocação franciscana, fortalecendo nosso compromisso com a paz, a justiça e o cuidado com toda a criação. Sejamos, no mundo, sinais vivos da ressurreição, testemunhas da esperança que não decepciona.

Recebam nossa bênção fraterna e o desejo sincero de uma santa e feliz Páscoa!

Paz e bem!

Colegiado dos Assistentes Espirituais
Ordem Franciscana Secular do Brasil