Pesquisar

MENSAGEM DE NATAL À FAMÍLIA FRANCISCANA SECULAR DO BRASIL

Amados irmãos e amadas irmãs Seculares, Paz e Bem!

Neste Natal de 2025, somos convidados a olhar para o Presépio com os olhos renovados pelo Cântico das Criaturas. Há exatos 800 anos, nosso pai Francisco compôs esse hino de fraternidade universal, ensinando-nos que o mundo não é um obstáculo para encontrar Deus, mas o lugar sagrado onde Ele se revela.

Ao celebrarmos o nascimento do Menino Deus, recordamos que:

  • Deus escolhe a pequenez: O Altíssimo e Onipotente se manifesta na fragilidade de um recém-nascido e na humildade de uma manjedoura. Que possamos, como franciscanos, reconhecer que a verdadeira grandeza não está no poder, mas no serviço e na simplicidade.
  • Cristo é a Luz que ilumina a criação: Assim como o Irmão Sol ilumina o dia, o Verbo encarnado dissipa as trevas da nossa história, dando dignidade a todos os seres.
  • Somos chamados à Reconciliação: O Natal é o mistério de um Deus que une o céu e a terra. Não há verdadeiro louvor ao Criador se houver rancor em nossos corações; por isso, que nosso maior presente seja a busca pela paz e pelo perdão em nossas fraternidades.
  • Cuidado com a Nossa Casa Comum: Inspirados pela Irmã Mãe Terra, somos desafiados a viver uma conversão ecológica e espiritual, reconhecendo em cada criatura um irmão ou irmã que partilha a mesma origem no Amor Divino.

Que o Menino de Belém, que “arma sua tenda entre nós”, transforme nossa vida em um cântico vivo de esperança. Que saibamos, como Francisco e Clara, bendizer ao Senhor por meio do cuidado com os mais pobres e do respeito a toda a obra da criação.

Oração Contemplativa: O Presépio no Coração da Criação

(Em silêncio, respire profundamente e reconheça a presença de Deus no lugar onde está.)


Altíssimo, Omnipotente e Bom Senhor, nesta noite santa, não Te procuramos apenas nas alturas dos céus, mas no seio da nossa Irmã Mãe Terra. Há oitocentos anos, o Teu servo Francisco cantou a Tua glória através das criaturas. Hoje, nós as trazemos ao Presépio para Te adorar.

Senhor, ao olharmos para o Irmão Sol, vemos o reflexo da Tua Luz que dissipa as nossas trevas. Ele nos lembra que o Menino que nasce é o Sol da Justiça, que aquece os corações endurecidos e ilumina os caminhos da paz.

Senhor, ao sentirmos a humildade da Irmã Água, Preciosa e casta, recordamos a simplicidade da manjedoura. Que ela lave os nossos olhos para que possamos reconhecer a Tua face no rosto dos pobres, dos esquecidos e dos que sofrem, pois foi entre eles que escolheste armar a Tua tenda.

Senhor, ao contemplarmos o Irmão Fogo, belo, robusto e forte, pedimos que ele inflame a nossa Fraternidade Secular. Que a nossa vida não seja apenas de palavras, mas um testemunho ardente de caridade, cuidando de tudo o que criaste com amor.

Neste Natal, unimos o louvor de Francisco e Clara à alegria de Maria e José. Que saibamos, como eles, “reparar” a criação através do perdão e da reconciliação. Que o nosso “Gesto Concreto” não seja apenas uma oferta material, mas o dom das nossas vidas entregues ao Teu serviço.

Louvado sejas, meu Senhor, pelo dom da vida e pela graça de sermos franciscanos. Que o Menino Jesus, que Se fez nosso irmão, nos ensine a ser verdadeiras irmãs e verdadeiros irmãos de todas as criaturas.

Amém.

Um Santo e Feliz Natal a todos as Franciscanas e Franciscanos Seculares do Brasil!

Paz e Bem!

#OFSBrasil #JUFRA #INAFRA #FranciscanosSeculares #CuidadoComACriação #LouvadoSejas #FamiliaFranciscana