Pesquisar

Agosto Vocacional 2026: onde há uma fraternidade, a luz de Francisco continua acesa.

Durante o mês de agosto, a Promoção Vocacional da OFS Regional São Paulo realizou a campanha do Agosto Vocacional 2026, convidando as fraternidades a testemunharem que o carisma franciscano permanece vivo e atuante em meio às realidades de nossas cidades.

Inspirada pela reflexão “Francisco de Assis: sua vida tornou-se esperança. Seu carisma continua vivo entre nós” e pelo lema “Onde há uma fraternidade, a luz de Francisco continua acesa”, a campanha nasceu do desejo de tornar visível a presença da Ordem Franciscana Secular e recordar que a promoção vocacional começa, antеs de tudo, pelo testemunho de nossas próprias fraternidades.

Ao longo do mês, as fraternidades foram convidadas a compartilhar fotos de seus momentos e de sua caminhada, apresentando um pouco de quem são, como vivem o Evangelho em suas cidades — por meio de ações concretas, missões, tradições e diferentes formas de serviço — e deixando também uma mensagem fraterna para aqueles que desejam conhecer a OFS.

Ao todo, a campanha contou com 36 participações, que ajudaram a formar uma grande corrente de testemunhos e experiências. Cada contribuição trouxe consigo uma história, uma fraternidade e uma maneira particular de manter acesa a luz do carisma franciscano.

Mais do que uma campanha de divulgação, o Agosto Vocacional foi uma oportunidade de olhar para nossas próprias fraternidades e reconhecer a beleza da vocação franciscana secular. Afinal, quando uma fraternidade está viva, acolhe, celebra, serve e testemunha o Evangelho, ela também se torna um espaço capaz de despertar novas vocações.

O Agosto Vocacional termina, mas o chamado permanece. A promoção vocacional não se encerra com o mês de agosto: ela continua em cada encontro, em cada gesto de acolhida, em cada ação fraterna e, sobretudo, no testemunho daqueles que escolheram viver o Evangelho segundo o carisma franciscano.

Que nossas fraternidades continuem sendo espaços de encontro, esperança e acolhida, capazes de apresentar ao mundo a beleza de uma vocação que permanece atual.

Onde há uma fraternidade, a luz de Francisco continua acesa.
E onde essa luz permanece acesa, sempre pode nascer uma nova vocação.

Paz e Bem!

Maria Gabriella Rossini-Coordenadora de Promoção Vocacional