Pesquisar

VIVER O EVANGELHO

VIVER O EVANGELHO

 

         Estamos todos convencidos de que o amanhã da Ordem Franciscana Secular será auspicioso  na medida em que os irmãos e irmãs forem sendo formados  pela inspiração e mística da Regra aprovada pelo Papa Paulo VI em 1978.  Nesta nossa rubrica sobre o tema da formação transcrevemos  uma pagina belíssima  das Orientações de Vida, um texto que era muito usado na França anterior à  aprovação da nova  Regra.  Os franciscanos querem viver o Evangelho. No texto transcrito há matéria para se refletir em fraternidade.

 

Como São Francisco, queremos fazer do Evangelho a fonte de nossa vida.  A ele nos referimos constantemente.  Esse empenho, não o faremos somente no começo (formação inicial), mas ao longo de toda a nossa vida, não ocasionalmente, mas cada vez mais frequentemente, convencidos que nunca podemos nos dar por satisfeitos pensando já ter compreendido o Evangelho e estar quites com ele.

 

Quando frequentamos o Evangelho é a Cristo que desejamos acolher e encontrar. O Cristo vivo, simplesmente no meio dos homens, presente no mundo, nos acontecimentos, na história; o Cristo rosto humano de Deus, Filho único do Pai e testemunha de seu amor pelos homens; o Cristo modelo acabado do homem, em relação com seu Pai e com os homens;  o Cristo  realizando  através de tudo o que faz na vida,  a salvação do mundo e a glória do Pai.

 

Através das ações de Cristo, de suas palavras e de seus silêncios, atitudes e diálogos, em suma, através de seu comportamento humano, são seus sentimentos, sua mentalidade e sua vida que nos são revelados.  Esta contemplação do Cristo nos permitirá viver cada vez mais de seu Espírito.  “O que precisamos desejar, sobretudo é ter o Espírito do Senhor e nos deixar guiar por ele”.

 

Descobrindo o Espírito de Cristo no Evangelho aprendemos a viver cristãmente nas situações concretas. Confrontamos com ele nosso olhar, julgamentos, sentimentos, reações e atitudes. Vamos do evangelho para a vida e da vida para o evangelho.

 

Para viver o Evangelho não nos contentaremos de transpor para nossa vida tal ou tal gesto de Jesus, ou uma ou outra de suas palavras. Fundamentalmente, abrindo-nos à ação de seu Espírito, esforçar-nos-emos por inventar ao longo de nossa existência a maneira como Cristo quer viver hoje no meio dos homens.

 

Deixaremos assim, que Cristo transforme nossa vida lenta e progressivamente.  Desta forma, daremos nossa contribuição para a renovação do mundo.

 

Viver o Evangelho hoje é aceitar de reinventá-lo, sob a ação do Espírito Santo.

 

(La Fraternité de Saint François, Secretariado Nacional da França)