FRATERNIDADE FREI RONALDO MARGUTTI
O início da Fraternidade Frei Ronaldo Margutti, se deu a partir do desejo de alguns ex Jufristas de dar seguimento a vivência do Carisma Franciscano e de outros irmãos simpatizantes do carisma.
A JUFRA em Guaraniaçu surgiu em 17/07/1973, fundada com o nome de Fraternidade “Miquivos” nome dado em homenagem aos jovens Mique e Ivo que estiveram em Guaraniaçu para aplicar o 1º TBJ, treinamento para formação de fraternidades da JUFRA, esta fraternidade esteve ativa até fevereiro de 1987, quando, por conta do ingresso destes jovens na vida adulta, casamento de alguns dos seus integrantes, desestímulo de outros, e do sentimento de distanciamento dos freis da época, a fraternidade enfraqueceu.
Depois de um tempo, no inicio de 1992, com estímulo vigoroso de Frei Ronaldo Luiz Margutti OFM Conv, vigário em Guaraniaçu, e acompanhamento da Irmã Miranda Zermiani, das Irmãs Catequistas Franciscanas, os irmãos iniciaram o tempo de formação e se prepararam para a profissão na Ordem Franciscana Secular.
Assim, após período de caminhada e discernimento, com alguns percalços no caminho, dentre eles o falecimento de Frei Ronaldo em um acidente automobilístico em 25/08/1992 e de uma das irmãs que estavam fazendo a formação por motivo de doença, além da desistência de alguns outros, 9 irmãos se reuniram nos dias 04, 05 e 06 do mês de novembro de 1994, para um retiro em preparação à profissão definitiva na Ordem Franciscana Secular.
No dia 05 de novembro, na Santa Missa, às 19:30 horas, perante o Ministro Regional irmão Eurico Uady Gomes, das testemunhas Maria Glória Debona de Capitão Leônidas Marque e Maria de Fátima Dallabrida Gomes, do assistente Espiritual Frei Aldo Pietrobom OFM Conv, e da comunidade, deu-se início ao momento esperado por muitos anos: a “Profissão”, que se realizou na Capela São Paulo Apóstolo, no bairro Vila Nova, onde residiam a Irmã Benvinda e o irmão Estevão Mazurkiewicz, os quais também fariam sua profissão. Segundo os relatos dos participantes, é dos registros da época, a Celebração atingiu seu ponto forte no momento em que os irmãos assumiram o Franciscanismo, obedecendo à “Regra e Vida”, aprovada pela Santa Sé aos Franciscanos Seculares do mundo inteiro. O compromisso foi feito ao Irmão Eurico, Ministro Regional, que os acolheu na grande Família Franciscana, emocionou aos que participaram daquele momento.
Estiveram presentes as Irmãs Miranda e Irmã Maria, ambas Catequistas Franciscanas de Guaraniaçu; os Freis concelebrantes, Frei Aldo Pietrobom OFM Conv, Frei Zelirio Malacarne OFM Conv, Frei Sérgio Malacarne OFM Conv, Frei Luiz Marafon OFM Cap de Céu Azul, Frei Romildo de Capitão Leônidas Marques; além das irmãs Maria Glória e Maria de Fátima de Capitão e do irmão Mauro Moreira Garbado.
No dia seguinte, dia 06 de novembro, efetuou-se a fundação da Fraternidade local, tendo sido registrada com o nome de Fraternidade Frei Ronaldo Luiz Margutti, em homenagem ao frei que falecera em 92, dia em que também foi eleito o primeiro conselho local, sendo eleita Ministra: Ivete Júlia Malacarne; Vice-ministra: Teresinha Gemelli Scheleder; Secretária: Clarita Lorençatto; Vice-secretário: Jaime Frederico Scheleder; Formação: Benvinda da Rosa Mazurkiewicz; Tesoureiro: Wille Malacarne; Vice-tesoureiro: Estevão Adão Mazurkiewicz; Ala Paciente: Inês Sandeski e Vice: Edi Malmann.
Atualmente, a Fraternidade Frei Ronaldo Margutti – OFS de Guaraniaçu, se reúne para seu encontro fraterno de formação dos membros professos, aos 3º Domingos de cada mês no Centro de Formação Santa Clara de Assis da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Guaraniaçu e possui 13 membros ativos; e 6 irmãos no SEI. A Fraternidade possui Assistente Espiritual da Ordem dos Frades Menores Conventuais, além de ter a participação nos encontros (conforme suas possibilidades) das Irmãs Catequistas Franciscanas que tem sua casa em Guaraniaçu. Temos a alegria de termos na paróquia um grupo de jovens que segue a espiritualidade franciscana o qual é acompanhado pela OFS e juntos vivem o Carisma Franciscano na comunidade, além de promoverem momentos fraternos de celebração vivenciados entre os membros da família franciscana de Guaraniaçu.


